sábado, 17 de agosto de 2013

Combatendo o Ácido Úrico (Gota)





ÁCIDO ÚRICO E OUTRAS (Gota e Cálculos Renais)

Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.


Você sabe o que é ácido úrico? É uma doença caracterizada pelo inchaço, dores, inflamação e sensibilidades nas juntas. Essa doença pode afetar os tornozelos, joelhos, articulações dos pés, base dos dedos, os dedos das mãos, pulsos, etc.

O Ácido Úrico é o resultado da quebra das moléculas de purina, uma proteína encontrada em muitos alimentos e depois de serem utilizadas e passarem por alguns processos no organismo a purina se transforma em ácido úrico, parte desse ácido é eliminado pelos rins e outra parte permanece no sangue.

A inflamação é causada quando os cristais de ácido úrico são depositados no líquido sinovial que envolve as articulações e o sistema imunológico tenta eliminar os cristais, com isso ocorre à inflamação. Com o passar do tempo, pode formar caroços salientes nas articulações (Gota).

Alguns "Alimentos que aumentam o Ácido Úrico":
Caldo de carne
Carne de frango, inclusive a carne de frango com pele
Peixes defumados
Lentilhas
Chocolate
Sementes de tomate
Cerveja
Confira, recomendações:
Evite consumir bebidas alcoólicas
Evite se possível os alimentos industrializados
Faça uma dieta saudável e rica em verduras, leites, frutas
Beba muita água, isso ajuda o organismo a eliminar o ácido úrico
Nunca tome remédios por sua conta, sempre procure um médico e um nutricionista para lhe ajudar com uma dieta saudável, que ajude no controle do Ácido Úrico e a manter o peso.



RECEITAS NATURAIS ESCOLHA A SUA:

1 - VINHO DE SUCUPIRA

- Modo de fazer: Em um litro de vinho branco, coloque 10 sementes de sucupira grande cortadas em quatro pedaços. Deixe descansar por 7 dias. Coe.

Modo de usar: 2 vezes ao dia: 1 colher sopa diluída em água.


2 - Rabanete: 1 copo de suco ao dia.


3 - Pepino com inhame e morango: 1 copo ao dia.


4 - Dieta para casos especiais : consumir grandes quantidades de alcachofra com banana-prata, melancia e agrião, por 3 dias em alimentação exclusiva, comendo-os como alimentos normais durante todo o dia para aplacar a fome.

Como esta dieta é fortemente diurética, acompanha-la com grandes quantidades de líquidos,principalmente sucos naturais de frutas diversas.


5 - Bater no caule do sabugueiro (arbusto) com um martelo para soltar sua casca. Tomar 200 gramas desta casca que se soltou e ferver em 1 litro de água por 5 minutos. Esfriar, coar e tomar 4 xícaras de chá por dia . Também ajuda no cálculo renal.


6 - Outra receita tem como base o limão (fruta). Espremer três limões e misturar o suco com meio cálice de água. Beber essa dose durante dez dias, em jejum. Depois desse período, descansar por uma semana e, em seguida, repetir a dose por mais dez dias, e assim por diante.


7 - Quem preferir pode ainda ferver 150 g de sabugueiro em dois litros de água, por aproximadamente dois minutos. Tomar um cálice cerca de seis vezes ao dia.


8 - Picar 1 folha de COUVE e colocar em uma vasilha. Despejar 3 xícaras de água fervendo e tampar até esfriar. Dose: 1 xícara de manhã, 1 à tarde e 1 à noite (sempre 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições).


9 - Ferver por 10 min. 4 colheres cheias de folhas picadas de CHAPÉU DE COURO em 1 litro de água e com a panela tampada. Depois, continuando com a panela tampada, deixar esfriar. Dose: 1 xícara a cada 2 horas, no máximo 5 xícaras por dia.


10- hora antes do café da manhã, tomar em jejum o suco de 3 LIMÕES em 1/2 copo de água quente. Fazer a cura por 10 dias e parar 7 dias. Repetir a cura por 10 dias e parar 7 dias. E assim, mais vezes se precisar.


11- Aipo - Tem ação antiinflamatória nas articulações porque elimina o ácido úrico. Ferva 1 colher (chá) de sementes de aipo em 2 xícaras (chá) de água. Apague o fogo e deixe em repouso por 10 minutos. Coe e beba até 3 vezes ao dia, dependendo da gravidade dos sintomas.


12 - Suco de Melancia
Uma ótima bebida que pode ajudar no controle do Ácido Úrico é o Suco de Melancia. A melancia e suas sementes ajudam a eliminar o ácido úrico do organismo, o que consecutivamente melhora o funcionamento dos rins.


Essa fruta é muito saborosa e tem baixas calorias, além de ter diversos elementos essenciais para o fortalecimento do nosso organismo, a melancia possui cerca de 90% de água e 31 calorias.

Ingredientes
1 copo de água mineral (se quiser, pode utilizar água de coco, pois possui minerais e ajudam a remineralizar e também hidratar o organismo)
2 xícaras com pedaços da polpa de melancia (com semente)
Em vez de açúcar utilize o adoçante a gosto.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata, depois é só coar e sirva-se a vontade.

Dica:

Você pode tomar esse suco de melancia até 3 vezes ao dia. 




FONTE DOS DADOS:

Plantas Medicinais (Livro) Irmão Cirilo Vunibaldo Körbes (1923-1996);
As plantas curam (Alfonsas Balbachas);
Medicina Alternativa de A a Z (Carlos Nascimento Spethmann);
300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã).

Saúde pelas plantas (Eliza S. Biazzi)





Advertência do Tenda Verde

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.
 




2 comentários: