segunda-feira, 22 de julho de 2013

Couve - Um santo remédio!


Os Benefícios da Couve para a Saúde.
Os benefícios do suco de couve ou então o suco verde como muitos já sabem são enormes. Você com um copo por dia desse suco fica longe do médico. O couve é uma das verduras ricas em vitaminas, cálcio, fósforo e ferro, é com certeza um alimento insubstituível.

Para fazer o suco de couve você vai precisar de água mineral, folhas de couve bem lavadas, um limão, folhas de hortelã.

Coloque no liquidificador as folhas de couve, a água, o suco do limão e as folhas de hortelã, bata até que as folhas fiquem bem trituradas, depois coe e adoce da maneira que quiser, é um suco muito refrescante e que pode até substituir uma pequena refeição, para quem precisa emagrecer é uma ótima dica, e pode não parecer mas é um suco delicioso e as crianças também podem se aproveitar disso. 
 
Tudo o que é natural faz bem para a nossa saúde.

Por ser rica em vitaminas e sais minerais, é um vegetal muito importante na alimentação e na prevenção e cura de várias enfermidades.

É um vegetal rico em cálcio, fósforo e ferro, além de todos os minerais que são importantes para os ossos, dentes e sangue.

Suas folhas possuem ainda vitamina A, B e C, excelentes no tratamento de doenças e aumento da boa visão, saúde, pele, aparelho digestivo e sistema nervoso.

Esta hortaliça é um laxante natural, tamanha quantidade de fibras que possui. É eficaz no combate à asma, bronquite, enfermidades do fígado, cálculos biliares, renais, hemorroidas e a menstruação difícil e dolorosa.

Suas propriedades curativas são tantas que, em caso de febre costuma-se aplicar um cataplasma refrescante da folha de couve sobre a testa do paciente.

Propriedades Medicinais:

Anti-helmíntica, anti-reumática, aperiente, béquica, cicatrizante, condicionante, estimulante, expectorante, fortalecedora do organismo.

Indicações:

Acalmar cólicas(sementes ou folhas), artrite, bronquite(ajuda), asma, catarros, cicatrizar úlcera gástrica e duodenal, desintoxicar o intestino, diminuir desejo por bebidas alcoólicas, doenças inflamatórias da pele, dores (ciáticas, reumáticas, nevrálgicas, de gota), estimular o apetite, febre, fortificar crianças em fase de crescimento, prisão de ventre, reumatismo, seborreia do couro cabeludo, tosse, vermes.

Parte utilizada: folhas, talos, sementes.

A couve destaca-se entre as demais hortaliças pelos teores das vitaminas A1 (retinol) e B2 (riboflavina) e dos minerais cálcio e ferro.

Evitar ressacas: deve-se consumir couve com vinagre antes de se ingerir álcool, alguns países da Europa, inclusive utilizam a couve como aperitivo. A receita é muito variada, fica a critério.

Esta é a mais consumida:
Ferva rapidamente as folhas, após coloque em uma panela ou frigideira e misture, alho, cebola e azeite, sirva com orégano e salsinha a gosto.

Aliviar a prisão de ventre:

Para aliviar a prisão de ventre deve-se consumir pratos com couve cozida.

Evitar má disposição: deve-se consumir algumas folhas de couve crua ou cozida antes de uma refeição pesada.

Curar e aliviar a dor de úlceras gástricas:

A receita tradicional para as úlceras é a de 1 litro de suco de couve durante 8 dias. Contudo esta prática não deve ultrapassar os 8 dias, nem deve ser mais de um litro pois este sumo pode inibir o organismo de absorver o ferro e consequentemente criar uma anemia.

Cortes e feridas:

Para uma cicatrização rápida deverá aplicar-se uma folha de couve fresca sobre a ferida.

Dores, inchaço e feridas no peito devido à amamentação:

Em caso de uma amamentação dolorosa, para aliviar a dor e o inchaço, deve-se abrir ao meio os caules e os veios das folhas e aplicar sobre a zona afetada.

Prevenir e curar resfriados e gripes:

A couve é por excelência uma fonte de vitamina C, contudo para prevenir gripes e resfriados, tem que ser consumida crua pois ao ser cozinhada, perde quase metade da grande quantidade de vitamina C que possui.

Suco de Couve Misto:
Este suco é rico em minerais e vitaminas do complexo B, C e ferro, facilitando o metabolismo e enriquecendo-o de proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas.

Esta receita é, um poderoso anti-stress natural.

Ingredientes:

2 folhas de couve
2 ramas de salsinha
1 rama de couve-flor
1 rama de brocolis
4 cenouras
1 maçã
1 copo de suco de laranja e mel opcional

Importante: não adicione açúcar

Modo de fazer:

1) Passe todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador
2) Caso prefira coar, utilize um coador não muito fino.
3) Adicione pedras de gelo e adoce se preferir.

Suco Simples de Couve
Picar duas (2) folhas de couve, bater na centrifuga ou liquidificador.
Adicione 400 ml. de água e o suco de um limão ou uma laranja, isto é se preferir, ou então beber puro.

Faça outros sucos, por exemplo couve (duas folhas) e duas ramas de salsinha. Riquíssimo em clorofila, desintoxicante, refrescante e acima de tudo saudável.

Crie, invente, faça a sua mistura com outras folhas e adicione sucos, os mais variados.

Advertência: nunca adoce com açúcar, use mel, melaço, ou açúcar mascavo.

Fonte : Viaki - Viver bem natural
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário