sexta-feira, 12 de junho de 2015

Água de canela e seus benefícios



A água de canela é uma bebida muito fácil de preparar e com grandes benefícios à saúde. 

Ela tem cinco fortes indicações: 
1ª Normalizar o colesterol
2ª Controlar a glicose e, assim, combater o diabetes 
3ª Acelerar o metabolismo, favorecendo a perda de peso 
4ª Regularizar a menstruação 
5ª Melhorar a digestão

 Mas o consumo regular dessa bebida pode proporcionar muitos mais benefícios ao corpo.
De acordo com pesquisa da universidade do Texas, a canela é uma promessa para várias doenças neurodegenerativas, incluindo doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, tumor cerebral e meningite. A pesquisa mostrou que a canela reduz a inflamação crônica associada a esses distúrbios neurológicos. 
Nas mulheres, ajuda a combater a infertilidade, pois contém a substância cinamaldeído, que segundo estudos aumenta o hormônio progesterona e diminui a produção de testosterona em mulheres, ajudando a equilibrar os hormônios.
A Publicação da revista americana Nutrition and Cancer mostra que a canela pode reduzir a proliferação de células cancerosas. A canela tem se mostrado capaz de reduzir os sintomas relacionados com a dor de artrite. A canela também tem demonstrado ser um bom remédio natural para eliminar dores de cabeça e aliviar a enxaqueca
Em estudos, a canela mostrou-se eficaz contra úlcera, eliminando a bactéria H. pylori e outros patógenos. E teste feitos em uma universidade na Alemanha, com 30 pessoas, chegou à conclusão de que as que ingeriram canela diariamente melhoraram a memória e a função cognitiva. São muitas, portanto, as virtudes da canela. E todas essas qualidades podem ser obtidas de uma forma muito saborosa: consumindo a refrescante água de canela.

MODO DE PREPARO 
À noite, já perto de dormir, coloque 1 colher (sopa) de canela em pó ou dois pedaços de canela em pau dentro de 1 litro de água. Se usar canela em pó, fique atento, pois algumas marcas vendidas nos supermercados são misturadas com açúcar (leia o rótulo para saber se há açúcar ou se é canela pura). Haverá a necessidade de misturar bem os ingredientes (com o auxílio de uma colher de pau) se você usar canela em pó. Ponha a água na geladeira e, no outro dia, tome no mínimo dois copos dela. Se usou canela em pó, antes de consumir a água, agite sempre a jarra ou a garrafa onde ela está armazenada

Como consumir a canela de outras  maneiras

Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da canela em pó ou em pau. Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bem polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros. 


Combinando a canela

Canela + gengibre: Esta combinação é poderosa para quem está resfriado ou quer prevenir o problema. A canela estimula o sistema imunológico e o gengibre possui ação anti-inflamatória que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse. A dupla também potencializa o gasto energético no organismo, pois assim como a canela o gengibre também é um alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo. 

Canela+ arroz doce: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. 

Contra Indicações:
O chá de canela não é interessante para as gestantes

O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Isto porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é interessante para lactentes e bebês. 

Pessoas com hipertensão devem consultar o médico sobre o consumo da canela. Isto porque alguns profissionais da área da saúde defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença. 

Contudo, um estudo realizado pela Thames Valley University, da Inglaterra, mostrou exatamente o contrário. A pesquisa feita em indivíduos com diabetes tipo 2, observou que os níveis de pressão sanguínea destas pessoas reduziram após o consumo de dois gramas de canela por dia durante doze semanas. Como ainda não existem estudos suficientes para provar este benefício, o cuidado de hipertensos com o consumo do alimento continua. 

Pessoas com problemas de fígado e rim também precisam conversar com o médico antes de consumirem a canela. Isto porque alguns estudos recentes mostraram que a canela contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Em altas concentrações a substância pode causar danos ao fígado e ao rim. 

Riscos  do consumo em excesso

Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras  e alergias.



Fontes consultadas: 

Nutricionista Amanda Buonavoglia. 

Nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. 

Nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde. 
Ginecologista Augusto Bussab.

Um comentário:

  1. Eu desconhecia a água de canela, fazia uso do chá, agora vou ter q experimentar.
    Deve ser muito gostosa de tomar logo cedo.
    Eu seguia muitas receitas do chá nessa páginaaqui. Tem umas que eu adoro e ainda tomo.

    ResponderExcluir